Aprendizagem móvel no Brasil

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia em Nova Iorque realizou o lançamento do livro “Aprendizagem Móvel no Brasil: gestão e implementação de políticas públicas atuais e perspectivas futuras”, resultado da pesquisa realizada nas cinco regiões do país para analisar as iniciativas de TIC na Educação no sistema público de ensino.

 

Com coautoria de Fernanda Rosa e Gustavo Azenha, o estudo apresenta uma realidade bastante desafiadora. A despeito dos esforços para a aquisição de tablets e laptops para professores e alunos pelos governos federal e locais, existem deficiências na gestão dos pilares de infraestrutura, conteúdo digital e formação de professores, todos necessários para o desenvolvimento das políticas que visam integrar as tecnologias digitais na educação.

 

O estudo busca contribuir com um conceito normativo para embasar a construção de políticas públicas de aprendizagem móvel efetivas considerando como centrais, além dos três pilares acima discutidos, o aprendizado dos alunos e a mobilidade das tecnologias atuais, presentes em muitas escolas. Os autores também apresentam uma segmentação qualitativa onde foram identificados cinco perfis de professores, que podem auxiliar a formulação de programas de formação continuada mais efetivos e adaptados ao heterogêneo conhecimento e engajamento dos professores junto às tecnologias. As recomendações da pesquisa são concluídas com um plano de monitoramento e avaliação para acompanhar sustentar o desenvolvimento de políticas de aprendizagem móvel mais estruturadas.

 

Para baixar o livro, em português ou inglês, assim como acessar os vídeos e apresentações (ppt) da conferência de lançamento da publicação, clique aqui: www.aprendizagem-movel.net.br

0 Comments
Share Post
No Comments

Post a Comment